Piracicaba

São Paulo

Telefone/Whats

(19) 99670-3526

Email

aspen@aspen.eco.br

Como Tratar Água de Poço

Além do ferro e manganês e dureza da água, há outros elementos que podem estar na água de um poço artesiano. PH muito alto ou muito baixo, água que deixa o fundo da caixa d’água preta, água salobra (salgada), excesso de areia ou barro, calcário, entre outros, carecem de tratamento adequado para proteger a saúde das pessoas e aumentar a vida útil dos equipamentos. Para cada problema, há um tratamento específico.

Ter um poço artesiano na propriedade e poder utilizar a água subterrânea parece uma solução incrível.

Infelizmente, porém, a água quase sempre fica imprópria para o consumo e precisa passar por um processo de tratamento. A primeira medida é buscar uma análise físico-química completa da água por um profissional especialista que medirá os parâmetros e fará um diagnóstico. Nunca desista dessa análise, pois só ela poderá determinar o tratamento correto da água. Sem respeitar o diagnóstico encontrado na análise, você corre o risco de instalar um dispositivo que não resolve o problema apresentado na água. Cada terreno e superfície de água tem textura, por isso a análise deve ser sempre personalizada.

O especialista também determina a capacidade do poço e a vazão da bomba para calcular a vazão de água e os respectivos equipamentos.

Em geral, mais de 78% dos poços artesianos com problemas de água apresentam excesso de ferro e manganês. Isso acontece, por exemplo, quando a água fica amarela, tem um cheiro forte e até a louça do banheiro fica manchada. Água com gosto metálico também pode ser manganês.

Ferro e manganês

Além de odores desagradáveis, ferro e manganês mancham roupas e tecidos, deixam gosto metálico em alimentos e bebidas, promovem o crescimento de bactérias nocivas e prejudicam diversos processos industriais. Incrustações em tubulações, máquinas de lavar, chuveiros e tubulações são comuns nessas condições. Além de tudo isso, a ingestão excessiva de ferro é muito prejudicial à saúde humana. Pode passar despercebido por muito tempo, mas o excesso de ferro no organismo aumenta o risco de doenças cardíacas, afeta o fígado e o pâncreas.

Considerado um metal pesado, o manganês pode causar problemas de saúde, como rigidez muscular, fraqueza, tremores e outros sintomas do sistema nervoso e do fígado. Portanto, é muito importante proteger a saúde da família e, no caso do uso industrial, de todos os funcionários e consumidores por meio do tratamento correto da água.

O sistema de remoção de ferro e manganês Fusati ocupa pouco espaço e com acessórios opcionais é possível uma configuração totalmente automatizada, tornando o processo muito simples. São aparelhos que deixam o teor adequado de ferro e manganês na água de acordo com a Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, Anexo XX, eliminam problemas de cor, sabor desagradável, manchas, depósitos de óxidos de ferro e manganês, resolvem problemas higiênicos e de saúde, tornando a água totalmente própria para o consumo humano.

Tags :
#metaispesados, #poçoartesiano, #saude, #tratamento-de-agua
Compartilhe :
Postagens relacionadas :
Precisando de ajuda